Dicas para ajudar na escolha de qual graduação cursar - #RotinaUniversitária



 

 

 

Vestibular está chegando, e com ela a grande dúvida de qual curso devo fazer. Eu também tive essa dúvida e por isso passei por 2 graduações até finalmente descobrir o curso que de fato me identifico, amo e exerço a profissão.
Para quem ainda não sabe, eu já cursei Pedagogia, Processos Gerenciais e atualmente faço Secretariado Executivo Bilíngue, esse último é minha PAIXÃO, não me imagino em outro curso, em outra profissão.
Então, hoje resolvi fazer esse post dedicado a essas questões, sobre como escolher o que cursar, e espero poder ajudar de alguma maneira.
O que você gosta de fazer? Quais são seus objetivos?
O primeiro passo é saber do que você gosta, quais assuntos são interessantes pra você. Faça uma analise e liste assuntos que você gosta, que você se identifica. Por exemplo: Moda, fotografia, gastronomia, esporte, saúde, leitura... Escreva tudo o que vier a mente. Depois passe essa lista a limpo colocando por ordem de preferência.
Não faço ideia do que eu quero fazer.
Ainda não existe uma fórmula mágica que vai te dizer exatamente qual curso você deve fazer, e que será melhor pra você. Eu assim como a maioria das pessoas que conheço também não faziam ideia do que cursar, então não entre em pânico, respire, mantenha a calma e procure fazer um análise. Se imagine no futuro, com o que você gostaria de trabalhar? O que te deixaria feliz profissionalmente?
Estou em dúvida entre vários cursos?
Isso é maravilhoso!! Pelo menos você já sabe mais ou menos por qual caminho seguir, e se está nessa sinuca de bico, a dica é: analisar minuciosamente a grade curricular de cada curso, quais cursos vão te oferecer mais conhecimento, é ideal fazer uma pesquisa de mercado para verificar quais dessas áreas está crescendo, a remuneração, e ver com o que você mais se identifica.
Meus pais querem que eu faça tal curso, mas eu quero outro.
Esse é o drama mais frequente. Graças a Deus não aconteceu comigo, mas vejo acontecer com muitas colegas, mas sinceramente, não deixe outra pessoa decidir por você.
No meu caso, quando optei em fazer Pedagogia, muita gente me falava: Mas desde quando professor ganha muito dinheiro?! Bati o pé, eu vou fazer porque é o que eu me identifico, eu pensava que tinha certeza absoluta do que queria, me imaginava cursando, formando e atuando na área. Foi na reta final, lá no estágio que eu descobrir: Que mermã?!! Isso daqui não é pra mim. Mas concluir.
Se informe sobre o curso
Fundamental, ler e pesquisar sobre os cursos que te interessam, sobre a área, sobre o mercado de trabalho, leia muito, aprofunde sobre assuntos relacionados ao curso. Nada de preguiça!!!
E se eu tomar a decisão errada?
Não será o fim do mundo!! Olha meu exemplo. Sempre haverá a chance de recomeçar. Se você escolheu determinado curso, fez alguns semestres e notou que: Karakas! Não é isso que eu quero. Que bom, porque pelo menos agora você já sabe o que quer e pode mudar de curso! Isso é permitido, ou se preferir conclua, depois faça o curso que você quer. Conhecimento nunca é demais!
Qual universidade? 
Antes de escolher a universidade, visite algumas! Converse com pessoas que já estudam lá, pesquise sobre o curso escolhido, como ele está avaliado naquela instituição, observe a metodologia, a infraestrutura, a localização, estacionamento... Eu por exemplo, escolhi fazer Secretariado Executivo Bilíngue na UNIP devido o acesso, trabalho no prédio que fica na frente da Faculdade, então não preciso procurar vaga em estacionamento, chego às 10h da manhã para trabalhar, meu carro fica na vaga do trabalho até a minha saída da Faculdade, essa praticidade me fez escolher a UNIP.







Eu espero que esse post tenha ajudado de alguma maneira. Se quiser post com algum tema especifico deixa aqui nos comentários.
Bjim Freskinho e bom curso!!!

6 comentários

  1. Achei uma graça as imagens e adorei as dicas!

    Tenho muitas duvidas sobre tudo!!

    Bom fim de semana!
    Beijos da Nati
    www.oxifalei.com.br
    Snap: nath.thamires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nati, que bom que vc gostou. Obrigada pela presença. Mande email com suas dúvidas, quem sabe posso ajudá-la?
      Bjim freskinho

      Excluir
  2. gostei mt dos posts com dicas pra quem está nessa fase pq realmente nao é facil

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Livia! Fico feliz com seu comentário.
      Bjim freskinho

      Excluir
  3. Adorei as dicas, esse momento é muito especial


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir

Obrigada por passar aqui!!! Bjim Freskinho!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
©
.
.