Como fazer um Mídia Kit?







Olá Meninas!!!
O post de hoje é sobre Mídia Kit. Vi que muitas de vocês ficaram com dúvidas de como fazer, quais informações colocar nele. Sabemos que o assunto é extenso e polêmico, afinal não existe um manual oficial disponível sobre a construção de um Mídia Kit.
Então vou tentar ajudar vocês a construir um Mídia Kit de forma simples e autêntica. Lembre-se: O Mídia Kit precisa ter a cara do seu blog e não pode ser em hipótese alguma um print do trabalho de outra pessoa.
Vamos lá...

 

O que é o Mídia kit?

O Mídia Kit é o currículo do blog/site. Quando seu blog atinge um certo número de acessos, o Mídia Kit é a ferramenta essencial para aqueles que desejam monetizar suas atividades, onde cujo objetivo é auxiliar os interessados a encontrar todas as informações necessárias sobre o blog. O Mídia Kit funciona como uma espécie de vitrine, onde o blog destaca suas melhores características, motivando o anunciante a contratar o espaço publicitário.

Em que formato devo fazer?

Há quem use em PDF, arquivos do Google Docs. ou numa página no próprio blog. É essencial uma apresentação agradável e clara, que reflita a essência do seu blog. Eu uso em PDF, mas não tenho um menu no blog, com o Mídia Kit visível. Ainda quero colocar. Como muitas empresas preferem receber este material por e-mail, eu o tenho em uma pasta na minha área de trabalho. A vantagem disso é que acho bem mais prático na hora de atualizá-lo, faço isso uma vez por mês.

Contéudo do Mídia Kit

*Sobre o blog 

Apresente seu blog, faça um resumo do histórico, mostre o foco e objetivo dele. É imprescindível descrever o objetivo geral do seu blog, especificar sobre o que você costuma falar. Dessa forma, os anunciantes passam a ter um melhor entendimento sobre o seu blog e sobre o tipo de audiência que ele atrai.

*Sobre a blogueira/equipe

Apresente-se e fale um pouco de seus colaboradores “caso tenha”. Coisa rápida, viu meninas!!! 

*Por que anunciar no seu blog 

Convença quem esta lendo das vantagens de se anunciar em seu blog e como isso pode ser benéfico para o crescimento e divulgação dele.

*Público alvo 

A empresa quer saber se o tipo de leitor de seu blog tem relação com o produto dele. A empresa busca leitores que sejam clientes/compradores. É aqui que você vai expor as características/perfil do seu público/leitores, de preferência em forma de gráfico.

 

*Estatísticas/Dados 

Quantos acessos seu blog tem por dia, por mês ? Com que frequência você posta? Qual o assunto mais comentado do blog? Quantos seguidores/assinantes/followers você tem? Quais os dados da sua fanpage? Aqui são os dados, os números de seu blog. Por isso é ideal que você prefira montar seu Mídia Kit quando tiver um certo número de acessos e leitores fiéis. Incluir informações sobre os seus leitores, como sexo, idade e localização é importante, porque as marcas querem saber se podem se conectar com seu público-alvo através do seu blog. Se você não tem essas informações, pergunte! Uma pesquisa simples ou um post pedindo respostas será suficiente.

*Exposição no blog

Aqui, é interessante que você tire print do seu blog e mostre onde os anúncios/banners são publicados, posts ou outros, e mostre os tamanhos. É aqui também que você pode colocar os valores de seus serviços de divulgação.

* As formas mais comuns de publicidade em blogs são:

Banner: Anúncio gráfico que pode ser tanto uma imagem estática quanto animada e que geralmente possui um link direcionando para o site do anunciante. Geralmente, o custo de um banner é calculado por tempo de exibição. Post Patrocinado ou Publieditorial: É vinculada como parte do conteúdo editorial do blog. Esse conteúdo pode ser enviado diretamente pelo anunciante ou escrito pelo próprio blogueiro, para se adaptar à linguagem do blog.
É comum deixar claro para o leitores que aquele é um post patrocinado, mencionando a natureza publicitária ou criando uma categoria ou tag específica para posts pagos. Recomenda-se que o publieditorial tenha um conteúdo natural e sincero, caso contrário, a publicação pode gerar desconfiança e desconforto para os leitores do blog.
Resenha Patrocinada: Segue os mesmos princípios do post patrocinado, só que nesse caso o blogueiro recebe para fazer uma resenha de determinado produto. É de bom tom deixar claro para os anunciantes que não serão aceitos pagamentos por opiniões exclusivamente positivas.
Sorteios e Concursos: Para as empresas/marcas, sorteios e concursos são maneiras fáceis e baratas de divulgar seu nome e seus produtos. Para os blogueiros, as recompensas podem vir na forma de maior audiência e maior número de seguidores em mídias sociais, aumentando assim sua credibilidade mediante futuros anunciantes.

 

*Quem já anunciou

Aqui você coloca os banners (todo do mesmo tamanho) e nome das empresas que já anunciaram em seu blog. Isso dar mais credibilidade.

 

*Redes sociais

Coloque o link de seu blog e das redes sociais. Divulgue o número de seguidores do seu blog via Twitter/ Instagram e Facebook e mostre em que outros blogs você tem uma participação ativa e um engajamento por parte dos seus seguidores. Quanto mais seguidores você tiver, mais interesse será gerado para a sua página.

*Contato

É super importante! Finalize com um agradecimento otimista e deixe suas formas de contato “e-mail, telefone etc.”

Ufaaaa!!! Em resumo um Mídia Kit bem sucedido é aquele que expõe com clareza e sinceridade todas as melhores características de um blog. Não é necessário incluir todas as informações listadas nesse post e é sempre bom lembrar que honestidade e transparência são alguns dos fatores que ajudam a construir uma reputação sólida de um blog com seu público e anunciantes. Espero de coração ter ajudado, e qualquer dúvida deixa aqui nos comentários ou se preferir mande e-mail.

Bjim e até o próximo post!!!

6 comentários

  1. O post foi bem esclarecedor ! Eu mesma sempre ouvia falar mas não sabia o que era !
    Obrogada pelas dias :D
    beijoos ♥


    www.elascomentamblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor!! Fico feliz em compartilhar e ajudar minhas leitoras lindas!!
      Volte sempre!!
      Bjim freskinho

      Excluir
  2. Oie Linda,tudo bem?
    Nossa para quem está começando, tudo isso é muito novo e deixa a gente um pouco perdida. Adorei muito o post, com ótimas dicas e bem esclarecedoras. Super beijo lindona.
    http://sabrinaikeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor que bom q gostou ;)
      Qualquer coisa é só comentar aqui, dicas e sugestões serão bem vindas!
      Bjim freskinho

      Excluir

Obrigada por passar aqui!!! Bjim Freskinho!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
©
.
.